segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Perdido em Aldeia (O Batismo de Karolina)


Domingo, dia 27, começou com um desafio e tanto, sair da cama! Até tentei, mas não consegui dormir cedo na noite anterior, o sono não apareceu...acordei quebrado, mas depois de três anos pedalando de forma mais rotineira, eu não queria passar nem mais uma semana sem conhecer algumas das muitas trilhas de Aldeia. Sem contar que seria nesta trilha o "batismo" da minha magrela, até então sem nome. Assim, saímos Dênis e eu rumo à UFRPE onde nos encontraríamos com dois integrantes do grupo Desgarrados MTB. Piaui, que ainda não tive o prazer de conhecer, não pode comparecer, mas lá estava Zeca Batalha! Sem querer fazer trocadilho, mas já fazendo, o cara nos levou para uma verdadeira batalha. Pedalamos nos mais variados terrenos: areia, pedra, barro, entre valas, no meio da mata, etc.
Dênis e Zeca Batalha





E o sono? O sono sumiu, desapareceu... cansaço? Que nada! Não tem sono, cansaço nem muito menos estresse que resista à uma pedalada como essa! Foi show de bola, ou melhor, de bike! E por falar em bike, o ritual de "batismo" da minha magrela havia começado em Poço do Pau, lá estiveram presentes alguns elementos essenciais à uma boa trilha: lama, poças de água, terreno escorregadio, etc. Mas ainda faltava enfrentar, descidas e subidas no meio da mata fechada, caminhos e trilhas que às vezes só dá para passar uma bike por vez. Esses caminhos estreitos são chamados de single track ou singletrack! Na companhia de Dênis e Zeca, eu e minha bike pudemos enfrentar tudo isso nesse domingo em Aldeia. 

Em um certo momento, depois de passar num trecho de mata fechada, não consegui avistar Dênis e Zeca. Naquele trecho, a trilha se dividia, e agora!? Eles poderiam ter seguido por qualquer caminho, no entanto, eu não poderia simplesmente optar por um e correr o risco de não mais encontrá-los, ficaria perdido no meio da Mata de Aldeia! kkkk Mas o fone tava comigo. Eu:"ei Dênis, que caminho vocês pegaram? O da direita, fazendo o cotorno, ou o da esquerda, descendo?" - Dênis: "O da direita pow, estás perdido é?". Eu: "Claro que não!" kkkkkk... tava nada! Fiz o cotorno à direita e logo avistei os dois em baixo de uma "torre de rede de alta tensão"




Depois de tantos desafios vencidos, e de mais uma pedalada acima de 80km, não restava mais dúvida, o batismo havia acontecido... Minha magrela agora passaria a ter um nome, e como o sertão não me sai da cabeça, Karolina, com K, é assim que vou lhe chamar! 

Até a próxima pedalada galera!

---------------------------------><--------------------------------
Outras Fotos


Eu & Karolina: Single Track - Adrenalina pura!
Zeca enfrentando a Batalha!






















Dênis














Ninguém empurrou a bike nesse trecho não! No máximo um pé no chão ou uma pose para uma foto!






Fiquem com Deus!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Poço do Pau - Chuva & Lama!

Depois da viagem para Exu, o máximo que tinha pedalado, num único dia, foi cerca de 25km. As canelas já estavam com saudades das pedaladas mais longas. Para onde ir? Era a pergunta que não queria calar! A resposta veio rapidamente. Desde o final do ano passado que tinha combinado com minha mãe e minha noiva que iríamos para o povoado do Poço do Pau que fica na cidade de Passira. É no início de janeiro, geralmente no segundo final de semana, que Poço do Pau tem seu grande e único acontecimento, a festa de Reis! Eu não podia perder, né?! Ah, não procurem no mapa... vocês provavelmente não encontrarão Poço do Pau!
Saí de casa às 5:45 da manhã, de bike, enquanto Lane, minha mãe e minha sobrinha já estavam no TIP, o ônibus sairia às 5:50 de lá...
 
Cerca de três anos pedalando com essa magrela, e o nome dela ainda não foi oficializado! Isso é um absurdo. Mas nas próximas semanas o "batismo" será realizado...e o nome será...! Já foi escolhido. Aguardem!

Alguns minutos depois de sair de casa, eu já estava pedalando pela BR 408. Segui por ela do Curado até Carpina onde peguei a PE 090. A 408 está um verdadeiro canteiro de obras. Tem alguns trechos duplicados, mas noutros, falta muito para se concluir a obra.   


 Em algum lugar antes de Paudalho


O céu estava nublado e por isso o sol demorou bastante a aparecer. Quem não demorou muito a mostrar a cara foi a chuva, que me pegou pouco depois da entrada para a Arena Pernambuco. Falando em Arena, vi muitos ônibus com trabalhadores nas proximidades da entrada que leva às obras do estádio... A galera levanta bem cedo para ralar! 

Depois de Carpina, segui pela PE 090... Em Lagoa do Carro, comi um prato de macaxeira com carne de sol, acompanhado de um copo de suco de Umbu Verde, muito bom galera!

Minutos depois, já em Limoeiro, peguei a PE 050 e logo em seguida a PE 095, estrada que leva até a cidade de Passira


Pedalei por essa estrada (foto abaixo) por cerca de 45 minutos... bem diferente das estradas que enfrentei pelo Sertão. A chuva tem o poder de mudar a paisagem.
Pouco antes de chegar na entrada do Poço do Pau, avistei esse boi morto na beira da estrada. Tinha mais de vinte urubus sobre ele. Parei para tirar uma foto, mas notaram minha presença e sairam fora. Não foi a seca que vitimou o animal, e infelizmente, não foi só o animal que morreu, um motoqueiro também perdeu sua vida... ...foi o que me contaram. 
Aos meus amigos que dirigem ou pilotam, tomem cuidado, principalmente pelas estradas do interior onde tem muito animal na beira da pista!
Às margens da PE 095 - cerca de 5km antes do centro de Passira


























































Mais uma placa para a Coleção! Aliás, tá aí um bom título para uma futura postagem... Placas!

95km depois, cheguei no meu destino.
Na foto abaixo, Lane emocionada* com a minha chegada em Poço do Pau!
*Na verdade, ela só estava se protegendo da poeira trazida pelo vento. Mas da próxima vez ela chora, de alegria logicamente!

BANDEIRA 2 - CASOS DE POLÍCIA
Fui autuado por trafegar em alta velocidade pela única rua de Poço do Pau! Para completar, estava sem o documento da bike e sem habilitação.... Desculpa galera meu mau exemplo!kkkkkkkk
Brincadeirinha... O Policial é ciclista também. Só quis trocar uma idéia. 

Minhas andanças em Poço do Pau
Bati uma pelada com essa gurizada. Foi massa, fiz três gols! kkkkk Jogando no meio da molecada, qualquer um é artilheiro!
Vovô, Duquinha, Guiga, Raniele e mais dois!
A molecada atiçou muito, mas eu não montei não! Medo da gota!

No domingo, fomos visitar o tio de minha mãe "Tio manezinho", Uma figura! Lane e eu seguimos de bicicleta. Não é longe, menos de 2km da casa onde estávamos, mas o caminho estava uma lama só! Eu segui na minha caloi elite, 2.7, modelo 2010, com suspensão dianteira, 27 marchas e pneus para trilha, enquanto lane seguiu numa... bom, acho que era uma Monark, puro ferro, pesada que só a gota, sem marchas, pneu liso, nada apropriado para uma estrada cheia de lama (Lane não gosta de guiar minha bike). Mas mesmo com toda dificuldade, a morena deu show! Soube se virar direitinho no terreno escorregadio! Pow, me deixou orgulhoso! Em breve estaremos pedalando juntos por aí! Mas prometo não colocá-la em nenhuma das minhas loucuras, só se ela quiser!






Lane, oficialmente "batizada" na água e na lama das trilhas!

 Família
da direita para esquerda: Tio manezinho, minha mãe (Margarida), Iraci, a esposa e o filho de Valter (esqueci os nomes), Valter, Rafinha, Lane e eu.
Amor sobre duas Rodas!


Brincadeira de Criança! É bom demais!
Me diverti muito pedalando na chuva e em meio ao lamaçal das estradas de barro! 
 Até a próxima pedalada!

domingo, 6 de janeiro de 2013

O Andarilho




Caí do céu por descuido
Se tenho pai, num sei não
Venho de longe, seu moço
Lugar chamado sertão
Vivo sozinho no mundo
Zombei da sede, zombei
Cortei com minha peixeira
Todo mal que encontrei

Fui caminhando, enfrentando
As terras que o sol secou
Até chegar a cidade
Dos homens que Deus olhou
Que o Santo Padre perdoe
A triste comparação
Melhor viver no cangaço
Que a tal civilização

Brinquei com o mal, brinquei
Sorrí quando matei
Eu vím pra ser melhor
Cheguei aqui, chorei } bis